Buscapé & Bondfaro

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Primeira vez que uma sonda pousa na superfície de um cometa

Esta quarta-feira, pelas nove horas, foi dado início à primeira “acometagem” da história da humanidade, confirmou esta manhã a Agência Espacial Europeia (ESA). Embora “acometer” possa ser interpretado como uma investida contra algo, neste caso espera-se que seja mais pacífico. O módulo Philae, que viajava a bordo da sonda Rosetta, vai finalmente pousar no cometa que a nave persegue há 10 anos.
sonda Rosetta foi lançada a 2 de março de 2004, começando a descrever um órbita em volta do Sol, até que, a 8 de junho de 2011, depois de passar a cintura de asteróides, “entrou em hibernação” até janeiro deste ano. Desde aí tem perseguido o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko que conseguiu alcançar a 6 de agosto. Pela primeira vez uma nave espacial orbitava um cometa. Agora, o módulo Philae prepara-se para “aterrar” nele.
Rosetta_timeline
A missão Rosetta ao longo do tempo – ESA
A sonda Rosetta vai posicionar-se a cerca de 20 quilómetros do cometa, que mede três quilómetros de largura por cinco de comprimento. O módulo Philae foi libertado às 9h03 (hora de Lisboa) e a descida até ao cometa pode ser acompanhada em direto a partir da página da ESA. A primeira imagem enviada pelo módulo, logo após se ter libertado da sonda, já foi divulgada.
Fonte: http://observador.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário