Através de uma página no Facebook a empresa torna-se amiga dos seus fãs e, consequentemente, os transforma em potencial clientes. Quanto mais interessante e útil for o post, mais engajamento a empresa terá como retorno. Muitos fatores influenciam para o sucesso do post e um deles é o horário da publicação.
Você já se perguntou qual é o horário ideal para fazer postagens da sua empresa nas redes sociais, em especial no Facebook?
Entendendo o conceito de horário ideal
Esse conceito já não pode ser aplicado para a internet, pois a pessoa pode acessar um site a qualquer hora e lugar, bastando apenas ter um aparelho com acesso wi-fi ou rede 3G. Porém, não podemos afirmar que a internet possui 24 horas de “horário nobre”.
Horário nobre da internet
O horário nobre da internet será aquele período em que haverá o maior número de pessoas online. Mas qual seria esse período? Para sabermos a hora ideal para publicar as nossas postagens, vamos usar os números do Facebook, a principal rede social da atualidade.
Entre 20h e 21h
Esse é o horário em que o Facebook atinge o seu pico de acessos. Independente de qual seja o dia, pode ser uma terça ou domingo, entre 20h e 21h vai ser o período em que ocorrerá mais postagens e comentários, segundo pesquisas do Scup.
- Dica: fazer postagens nesse período não é indicado para as empresas que estão começando agora a interagir na rede social, pois a concorrência será grande. O melhor seria fazer postagens nos períodos intermediários, entre 19h e 20h ou 21h e 22h.
De segunda a sexta-feira
A audiência do Facebook mantém os mesmos níveis durante a semana útil, principalmente depois das 18h. Já no sábado e domingo, o número de acessos cai consideravelmente.
- Dica: mesmo tendo menor audiência, o sábado e o domingo são dias perfeitos para fazer postagens, pois a concorrência com outras empresas será menor.
Postando na parte da manhã
Se você quer pegar o seu público na parte da manhã, então faça posts entre 11h e 12h, pois é o horário onde o funcionário dá uma pausa no trabalho, onde o estudante chega da escola, onde a pessoa quer fazer algo para esperar o almoço.
- Dica: faça posts curtos e divertidos para essa faixa de horário, pois nesse período é comum a pessoa ficar pouco tempo conectada.
Horário para atingir um público específico
- Uma empresa que vende produtos para pessoas da terceira idade pode publicar postagens à meia-noite?
- Uma empresa que vende tênis para o público adolescente pode publicar postagens às sete da manhã?
- Uma empresa voltada para mulheres “donas de casa” pode publicar postagens às dez da manhã?
A resposta para as três perguntas é não.
- Pessoas da terceira idade geralmente não ficam no Facebook até a meia noite;
- A maioria dos adolescentes não gosta de acordar cedo ou nesse horário está na escola;
- Depois das 10h, as donas de casa estão ocupadas com os preparativos do almoço.
Podemos perceber que para cada tipo de cliente haverá um horário certo para atingí-lo.
- A terceira idade costuma acessar o Facebook entre 18h e 20h;
- Os jovens gostam de entrar no Facebook depois das 20h e ficam até meia-noite ou mais;
- As donas de casa podem ser achadas no período da tarde, depois das 15h.
Com isso concluímos que é essencial entender o seu público-alvo para fazer a postagem na hora certa.
Outras dicas para postagem
- Use o Facebook Insights para analisar o desempenho da sua página;
- Distribua seus posts por turnos: cedo – hora do almoço – tarde – noite;
- Esteja atento e marque qual o turno (ou horário) que seu post apresenta maior nível de engajamento, com mais curtidas, comentários e compartilhamentos.
E qual o pior horário para fazer postagens?
Por razões óbvias, o período entre 1h e 7h configura-se como o horário onde ocorre o menor número de postagens, compartilhamentos, comentários e curtidas. Mas lembre-se, se sua estratégia for atingir o público-alvo, vá em frente!
Fonte: http://www.penseavanti.com.br/
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