Buscapé & Bondfaro

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Patins elétrico andam a 10 km/h e travam rodas para subir escadas.

Patins Rollkers ajuda usuário a manter equilíbrio e acelera a pouco mais de 11 km/h (Foto: Gustavo Petró/G1)

O ano de 2015 chegou e o skate voador do filme "De volta para o futuro II" ainda não foi lançado. Mas na CES 2015, uma empresa francesa usa a tecnologia para transformar aquele velho par de patins em um veículo mais moderno e divertido. Chamado de Rollkers, ele possui três rodas dispostas a garantir o equilíbrio de seu usuário e, com um pequeno motor, consegue acelerar e travar as rodas, permitindo caminhar normalmente com os patins nos pés.
Pode parecer estranho, mas esta é a ideia da startup francesa que dá nome ao produto: permitir que as pessoas se locomovam em curtas distâncias mais rapidamente. Desse modo, os patins se encaixam em qualquer tamanho de pé e em qualquer tipo de sapato, inclusive os de salto. Assim como o Segway, aquele patinete com rodas muito popular nos Estados Unidos, o Rollkers tem um sistema que impede o usuário de perder o equilíbrio.
O aparelho consegue acelerar a pouco mais de 11 km/h. Quando o usuário precisar andar, as rodas travam e permitem que ele se locomova em terrenos mais acidentados e suba escadas. "Dá até para ir ao ponto de ônibus com os Rollkers, pegar o ônibus ou trem, subir e descer escadas. É um aparelho que veio para ajudar na locomoção", disse Paul Chavand, presidente da empresa, ao G1.
O produto ainda não está em fase final de desenvolvimento, por isso os modelos exibidos na CES ainda parecem protótipos, com fios e baterias expostas. Aliás, a bateria é a grande dúvida: embora não tenha dados precisos, a empresa acredita que ela dure um dia inteiro de uso, já que possui um sistema de economia de energia que usa a inércia do Rollkers. Também não há preço definido, mas a intenção é que o produto chegue ao mercado norte-americano no final de 2015.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário