Buscapé & Bondfaro

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Qual o melhor navegador? IE, Chrome, Opera, Safari ou Firefox

Qual navegador você usa para se conectar a Internet? E por qual motivo? Muitos usuários dizem escolher um browser por sua velocidade no carregamento de páginas, outros pela versatilidade e capacidade de personalização. Mas é importante levar em conta diversos aspectos antes de decidir qual o melhor navegador para o seu caso. Por isso, o Superdownloads fez uma análise e comparou os cinco maiores navegadores do mundo, Google Chrome, Mozilla Firefox, Internet Explorer 9, Opera e Safari 5. O Internet Explorer 10 não foi utilizado pois ainda se encontra em fase de testes e não foi lançado oficialmente.
O método para a pontuação foi decidido por items. Foram 6 itens avaliados: sistemas operacionais suportados, instalação, interface, outras características, segurança (peso 2) e velocidade (peso 3). O teste foi feito em um computador com Windows 7. As notas em cada item foram dadas de 0 a 10 e uma média geral foi feita ao final da matéria.
Reprodução/aksn1p3r
E aí, quem você acha que vence a briga?

Sistemas Operacionais

É importante lembrar que os navegadores nem sempre são capazes de rodar com boa capacidade em qualquer sistema operacional. Nesse caso, um browser que suporta uma quantidade maior de sistemas operacionais leva a vantagem.
  • O Internet Explorer 9 roda em Windows Vista, 2008 e 7;
  • O Firefox 15 suporta Windows XP, 2003, Vista, 2008, 7, 8, além de Ambiente gráfico Gnome, Ambiente gráfico KDE e Ambiente gráfico X11 (Linux) e Mac OSX 10.5 Intel, OSX 10.6 e OSX 10.7;
  • O Google Chrome 21 diz aguentar os sistemas Windows XP, Vista, 7, além de Ambiente gráfico Gnome, Ambiente gráfico KDE, Ambiente gráfico X11 (Linux) e Mac OSX 10.5 Intel, OSX 10.5 PowerPC, OSX 10.6 e OSX 10.7;
  • Já o Safari roda em Windows XP, Vista, 7, além de Mac OS X 10.4.11, OSX 10.5 Intel, OSX 10.5 PowerPC, OSX 10.6 e OSX 10.7;
  • O Opera roda em Windows 2000, XP, 2003, Vista, 2008, 7, além de Ambiente gráfico Gnome, Ambiente gráfico KDE, Ambiente gráfico X11 (Linux) e OSX 10.5 Intel, OSX 10.6 e OSX 10.7.
Então o resultado ficou: Internet Explorer com 3 sistemas, Firefox com 12 sistemas, Chrome com 10 sistemas, Safari com 8 sistemas e Opera com 12 sistemas. O resultado, proporcionalmente, é:
Firefox: 10
Opera: 10
Chrome: 8,3
Safari: 6,6
IE: 2,5
Reprodução/mycroburs
Safari, o navegador oficial da Apple

Instalação

A instalação dos cincos navegadores foi simples. Todos eles foram instalados de forma rápida e intuitiva, sem maiores preocupações ou tempo de espera. O Chrome dá a vantagem de importar os favoritos do Internet Explorer, assim como o Firefox. O Opera só deixou a desejar pois se tornou o navegador padrão sem pedir autorização ao término da instalação. O Safari também foi instalado rapidamente. E o Internet Explorer foi o único que ofereceu uma opção para instalar uma ferramenta de atualização de conteúdo e remoção de softwares mal intencionados. Se a opção for aceita, a instalação pode demorar alguns minutos, porém é um tempo gasto por uma boa causa, já que previne possíveis ameaças ao seu computador.
Podemos dizer que Firefox, Chrome e Safari empataram com uma nota 10. O Internet Explorer fica com 9, pois alguns desavisados podem pedir a instalação da ferramenta sem intenção disso. Já o Opera fica com 7, pois tornou-se o navegador padrão e muitos usuários menos acostumados com navegadores podem ter dificuldades para mudar isso. O resultado então fica:
Firefox: 10
Chrome: 10
Safari: 10
IE: 9
Opera: 7
Reprodução/mycroburs
O Firefox foi uma das primeiras boas alternativas ao Internet Explorer

Interface

Depois de instalado, chegou a hora de ver como são os navegadores. É importante que tenham um aspecto limpo e agradável, além de oferecer facilidades ao usuário comum.
O Firefox, Chrome, Opera e IE possuem características muito parecidas, barra de menu e opções do navegador com fácil acesso. Qualquer pessoa que nunca tenha usado a Internet terá facilidade com esses navegadores. O Safari também oferece uma boa interface, mas possui diversos botões que levam a produtos da apple, YouTube, Wikipédia e outros tantos sites. Pode ser uma boa opção para quem gosta de criar atalhos, mas pode confundir usuários despreparados.
Já na hora de clicar nas opções, o Firefox, Opera e Safari possuem áreas parecidas, com opções de fácil entendimento. O Chrome oferece uma gama de opções para o usuário, apesar de assustas e confundir um pouco aqueles que não costumam lidar com browsers. O Internet Explorer foi o único que deixou bem claro "Opções da Internet" em seu botão. A janela que se abre, entretanto, é a mais confusa, lembrando janelas de cofigurações do Windows e que podem espantar os usuários.
Já entre os botões inseridos no topo da página, Chrome e Firefox oferecem as opções de avançar, voltar, recarregar a página e ir para a página inicial. O IE oferece essas opções, além de cancelar o carregamento da página. Os botões de carregamento e atualizações, porém, estão inseridos próximos à barra de navegação e podem passar desapercebidas. O botão para a página inicial fica do outro lado da barra e só é encontrada após alguma procura. O Opera resolveu usar o botão para recarregar e cancelar uma página em um botão só, causando confusão, além de não possuir o botão de página inicial. O Safari só oferece avançar ou retornar uma página.
Nesse quesito, nenhum navegador merce nota 10. O Firefox mostrou navegação fácil, menu de fácil acesso e botões pré-inseridos para facilitar a navegação. O Chrome fica logo atrás, só perdendo pelo susto que causa com o menu de opções. Logo em seguida, podemos colcoar o Opera, que perde por não ter botões pré-inseridos e dificulta a navegação. O IE e Safari empatam em último, pois cada um tem suas vantagens diferentes, mas problemas parecidos.
As notas então ficam:
Firefox: 9
Chrome: 8
Opera: 7
IE: 6
Safari: 6
Reprodução/GetMobSoft
Opera é um navegador alternativo, mas muito poderoso

Outras características

Pela quantidade de subcategorias aqui, cada uma delas teve uma nota. Ao final, foi feita uma média para cada navegador.
Abas
As abas são uma ótima ajuda para quem gosta de entrar em várias páginas ao mesmo tempo. Na mesma janela, é possível abrir diversas abas. E os cinco navegadores possuem essa característica. A diferença é que Opera, Chrome e IE mostram a capacidade de abrir novas abas no momento em que você usa o navegador. O Safari e o Firefox podem enganar os desavisados, pois a baba só vai aparecer no momento em que você pedir por uma nova aba, seja pelas opções ou clicando com o botão de scroll (aquele do meio) do mouse.
O Internet Explorer tem uma função extra, de colorir as abas para facilitar sua identificação. É mais prático para a organização. Por isso ele fica com 10, enquanto Chrome e Opera ficam com 9. Firefox e Safari ganham nota 8.

Extensões
A maioria dos navegadores possuem extensões (Add-ons), que podem criar novas ferramentas e opções para o browser. O IE, Opera e Chrome possuem essa possibilidade, apesar de não ser comum encontrar extensões para o IE. Muitos apps disponibilizam versões para os outros navegadores, exceto o da Microsoft.
O Safari também é outro que apresenta problemas com as extensões. Poucas são encontradas e não é simples gerencias sus Add-ons. Por outro lado, o Firefox leva vantagem, pela enorme variedade de extensões, fácil gerenciamento e personalização do navegador.
O Firefox ganha nota 10 pela quantidade de extensões e capacidade de personalização. Opera e Chrome vem em segundo, com 9. IE e Safari ficam empatados em terceiro, com 8.

Atualizações
Todos os navegadores possuem atualização automática. O único diferente é o Internet Explorer, que se atualiza pelo Windows Update. Por isso, ele precisa estar habilitado como automático para atualizar o navegador. Assim, todos navegadores ficam com 10, menos o IE, que ganha nota 9.

Sincronização e Downloads
IE, Chrome e Opera oferecem sincronização entre os navegadores ou até mesmo com smartphones. Em compensação, Firefox, Chrome e Opera são os únicos com a capacidade de gerenciar seus downloads e até pausar um deles, para continuar quando desejado. Chrome e Opera ficam então com 10, por possuírem as duas capacidades. IE e Firefox recebem nota 5, por só terem uma delas. O Safari fica com 0, por não apresentar essas características.

Código aberto
De todos os navegadores, somente o Mozilla Firefox e Google Chrome possuem código aberto. Ou seja, os usuários podem melhorar e consertar erros no navegador, por ele ser opensource. Nota 10 para ambos e 0 para os outros, que não possuem essa característica.

Nota final da categoria:
Chrome: 9,6
Firefox: 8,6
Opera: 7,6
IE: 6,4
Safari: 5,2
Reprodução/Digital Trends
Chrome é conhecido pela sua potência e por ser o navegador do Google

Segurança

Um quesito importante, pois garante a saúde da máquina do usuário. Por isso, esse item tem peso 2, ou seja, a nota final é multiplicada por 2.
Bloquear pop-ups
Todos os navegadores possuem bloqueador do pop-ups. O Internet Explorer, porém, possui mais recursos de bloqueio, assim como uma lista de sites que podem exibir pop-ups e tocar sons quando uma janela é bloqueada. Os outros navegadores também oferecem opções de bloqueio, mas não são tão intuitivas quando o IE. Por isso, ele recebe nota 10, enquanto os outros ficam com 9.

Bloqueio de sites e ferramentes contra vírus
Todos os sites oferecem ferramentas para impedir que páginas suspeitas sejam abertas e avisam o usuário caso ele deseje continuar no endereço digitado. O Chrome, por exemplo, verifica certificados de sites para confirmar sua autenticidade. O Safari possui alerta de sites fraudulentos e Internet Explorer oferece níveis de segurança diferentes, que podem bloquear complementos suspeitos, cookies e outros conteúdos. Cada um deles funciona de uma forma, porém todos são eficazes. Um empate entre todos os navegadores.

Gerenciar senhas
Todos os navegadores ofercem a opções de salvar dados de formulários e senhas. O Opera e o Firefox tem até a opção de criar uma senha mestra, o que lhes dá uma nota 10. O Chrome e o IE ficam com 9, por oferecerem esse recurso, mas de forma mais simples. O Safari fica com 7, porque não pergunta antes de salvar uma senha, o que pode complicar para usuários menos acostumados e que não pretendem deixar suas senhas disponíveis.

Histórico e privacidade
Os cinco possuem a opção de limpar o histórico. A diferença básica é que o Firefox, Safari e IE dão a opção de escolher com que frequência o histórico será limpo, enquanto o Chrome e o Opera devem ser limpos manualmente. Outra vantagem interessante é a navegação privada, oferecida pelo Chrome, Firefox, IE e Opera. Nela, todos os cookies, downloads e qualquer histórico são excluídos assim que o navegador é fechado. Ótimo para quem busca privacidade total enquanto navega na Internet. E no Opera existe a vantagem de se poder navegar com o modo privado em uma aba e o modo normal em outra. Nos outros navegadores, é preciso abrir uma página nova para o modo privativo.
Por isso, o Firefox e IE recebem 10, por terem as duas vantagens apresentadas. O Chrome e o Safari ficam com 5, pois cada um só apresenta uma das opções. O Opera não tem a função de limpar o histórico de maneira prática, mas como sua navegação privada é ligeiramente melhor, fica com 7. E se você se interessou por este tópico, leia a nossa matéria sobre como apagar o histórico da Internet.

Total da categoria (lembrando que é peso 2):
Firefox: 19,5
IE: 19,5
Chrome: 16,5
Safari: 15,5
Opera: 18
Reprodução/Hall Of Havoc
Internet Explorer é um navegador antigo, porém seguro

Velocidade

O mais importante de todos os itens, esse quesito tem peso 3. Por isso, a nota final será multiplicada por três.
Carregamento de uma página
Para esse teste, foram testadas 3 páginas muito usadas pelos usuários (YouTubeFacebook e Google) e o tempo médio que cada navegador demorou em cada uma. Depois, somou-se o tempo médio de cada navegador para a nota final. Veja a nota de cada um de acordo com o tempo médio:
Firefox: 10 (2,16 seg)
Chrome: 8,42 (2,5 seg)
Opera: 6,89 (2,83 seg)
IE: 7,68 (2,66 seg)
Safari: 4,58 (3,33 seg)

Download
Nesse teste, um mesmo arquivo de 90 MB foi baixado pelos 5 navegadores. O Firefox e o Opera conseguiram executar o download em uma taxa de 210 kb/s, ficando com 10. Já o Chrome fez o mesmo download numa média de 190 kb/s e ficou com nota 9,4. Não muito atrás, vem o Safari, com 180 kb/s e nota 8,57. O IE conseguiu alcançar cerca de 90 kb/s e nota 4,28.

Estabilidade
Para esse teste, basta entrar no Gerenciador de tarefas do Windows e ver quanto do processador cada navegador ocupa. Quanto menos, melhor. Abrimos cada navegador separadamente para que o resultado fosse mais preciso. Todos eles tiveram em média um nível entre 15% e 30% da capacidade do processador. Por isso, empate.

Teste do Acid3
Acid3 é uma página da web que teste a capacidade de um navegador. Quanto mais próximo de 100, melhor. No teste, o único que não chegou a 100 foi o Safari, que teve uma média de 95. Por isso, todos ficam com 10 e o Safari com 9,5.

Nota final da categoria (lembrando que é peso 3):
Firefox: 30
Chrome: 28,35
Opera: 27,66
Safari: 24,48
IE: 23,97

Resultado final

O grande campeão foi o Mozilla Firefox, seguido pelo Google Chrome. Em terceiro lugar, ficou o Opera. O Safari ficou em quarto e o Internet Explorer vem logo atrás.
Firefox: 9,67
Chrome: 8,97
Opera8,58
Safari: 7,53
IE: 7,48
Isso não quer dizer que  o Firefox é o melhor navegador e o IE o pior. Na média, eles tiveram colocações diferentes, mas cada navegador se mostrou melhor em determinada categoria. O Opera se adapta a diversos sistemas operacionais. Já o Chrome é preparado para oferecer diversas opções extras ao usuário. O Firefox e o IE se mostraram os mais seguros. Então cabe a você decidir qual é o navegador que vai lhe dar os melhores resultados. E aí, já decidiu?
Reprodução/Squidoo
Fonte: http://www.superdownloads.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário